sábado, 19 de março de 2011

Atividade B1 A - Tapete das descobertas - Professoras Luciana e Juliane

EIXOS: Natureza e sociedade, linguagem oral (falar e ouvir), corpo e movimento.
CONTEÚDOS: Coordenação motora fina, percepção sensorial (tátil, visual e auditiva) e óculo manual.
METODOLOGIA: incentivar os bebês a explorar todo o tapete, tocando, produzindo sons, abrindo e fechando zíper, velcro, observando as figuras, interagindo com as crianças na identificação dos diferentes materiais encontrados no tapete.
Materiais: algodão cru para o tapete, apliques de frutas e animais, tecidos de pelúcia, camurça, tapete emborrachado, lantejoulas, saco de estopa, esponja dupla face (usar o lado áspero), chocalhos feitos com frascos de shampoo, creme, argolas, elásticos, velcro, zíper, lã.


Comentário: é uma atividade interessante pois com o incentivo do educador as crianças exploram o tapete de várias formas, os menores rolam por cima. Já os maiores usam o chocalho, passam as mãos por todos os apliques e se divertem, foi compensador o trabalho da confecção do tapete. (Luciana e Juliane)

7 comentários:

  1. Perfeito esse tapete , trabalhar com Bebê é tudo de bom pois eles estão na fase da descoberta é um trabalho muito gratificante!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!ADOREI!!
    TANTO A CONFECÇÃO DO TAPETE QUANTO A POSTAGEM!!
    CONTINUEM MOSTRANDO O TRABALHO EFETUADO NA NOSSA CEMEI!!
    GRANDE BEIJO!!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM SABER QUE EXISTEM PROFISSIONAIS IGUAIS A VOCÊS,EM NOSSA CEMEI,AMEI ...

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, desta forma as crianças começam a identificar e desenvolver a percepção das texturas e sensações de toque. Vocês estão de parabéns, poderia colocar um tutorial de como preparar o tapete da melhor forma possível, assim outros educadores podem seguir um exemplo ao invés de algo aleatório e sem identidade. Fica a dica. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Ju: foi muito bom fazer estágio com vc. Através do seu jeito dinâmico e criativo, aprendi o quão é importante e gostoso lidar com crianças. Parabéns por esse projeto dos tapetes. Nunca duvidei da sua capacidade. Com certeza vc terá muitos outros sucessos na vida, pois vc merece. Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Lú, você é uma profissional incrível e pelo jeito encontrou uma companheira de trabalho do mesmo porte.ÓTIMO PARA AS CRIANÇAS!!!
    Parabéns,vocês são excelentes!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lú, a sua companheira de trabalho parece com você. Coisas de Deus, não? bjs

    ResponderExcluir