quarta-feira, 25 de julho de 2012

PARLENDA REI CAPITÃO

PLANO DE AULA
PROFESSORAS: EUNIRA MARTINES E PATRICIA CÂMARA
TURMAS: 2ª ETAPA A E B
ATIVIDADE: PARLENDA REI CAPITÃO
EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
OBJETIVOS: PERMITIR QUE A CRIANÇA POSSA BRINCAR COM AS PARLENDAS, TRABALHANDO A PERCEPÇÃO SONORA, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, RITMOS E MEMORIZAÇÃO.
ESTRATÉGIAS: MATEMÁTICA, MÚSICA, MOVIMENTOS.
METODOLOGIA:
- SELECIONAR UMA DAS PARLENDAS, INCLUSIVE AS QUE OS ALUNOS JÁ CONHECEM.
- ESCREVER EM UM CARTAZ PARA QUE A CRIANÇA VISUALIZE A ESCRITA .
- ORGANIZAR UM MOMENTO PARA LEITURA  DE AJUSTE,
- BRINCAR COM AS PALAVRAS.
- MONTAR A PARLENDA EM TARJAS DE LETRAS, PALAVRAS E FRASES.
- REALIZAR ESSA MESMA PARLENDA EM TARJAS PARA MONTAREM SEM O APOIO DO CARTAZ.
- DEPOIS DE MONTADA PASSAR PARA A FOLHA E REALIZAR UM DESENHO REFERENTE.
-  PODE-SE TAMBÉM COMPLETAR ALGUMAS PARTES DA PARLENDA.
DURAÇÃO: CADA PARLENDA TERÁ O TEMPO NECESSÁRIO PARA O ACONTECIMENTO PEDAGÓGICO.
COMENTÁRIOS: A PARLENDA ESCOLHIDA FOI A DO REI CAPITÃO, APESAR DA SALA  APRESENTAR UM ÓTIMO REPERTÓRIO. HÁ UM ENVOLVIMENTO TOTAL, AS CRIANÇAS SENTEM-SE À VONTADE PARA FALAR, CANTAR, GESTICULAR. E NO MOMENTO DA LEITURA DE AJUSTE SE SENTEM MUITO CONFIANTES. FICA MUITO EVIDENTE QUE AS PARLENDAS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. O SEU USO LÚDICO  AJUDA AS CRIANÇAS A SEREM MAIS CRIATIVAS, DESINIBIDAS  ALÉM DE DESENVOLVER UMA ÓTIMA DICCÇÃO E APRENDIZAGEM EM GERAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário