quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BERÇÁRIO II A



                                  PROJETO INSTITUCIONAL TARSILA DO AMARAL

Professoras responsáveis: Ana Paula, Iris, Francine e Joice.
Duração: no decorrer do ano letivo.
Justificativa: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.

Objetivos específicos:
·         Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral.
·         Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma, textura;
·         Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala;
·         Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral;
·         Utilizar diferentes técnicas para a produção de releituras
·         Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela arte;
·         Estimular a criatividade e a imaginação;
Objetivo geral: desenvolver a artes, a apreciação artística, a linguagem oral, a matemática e o lúdico.

Recursos Materiais:
·         clara de ovo;
·         azulejos;
·         pincéis;
·         cola branca;
·         giz de cera;
·         sulfite;
·         tinta guache;
·         papel cartão;
·         as seguintes obras da Tarsila do Amaral.


 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirVd-LhVuX7W6cfRjh5yfoc1lhl8WPSi4OaPimar_aems86O0r7sv_VbDQ02F7FYpOUA0IZv9YRzqTtOirAupuMir600zXmkHonaWzqCx2IwQlt62ToA2BsVzirNFTqJ82PtLVkQrJUsk/s1600/ABAPORU.jpg
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM5yyhf9BVIys-2w4i5F5e8rgknPKNK_B4VlLrEtclEwtS-_-juS0Eyflods0DSG3_QG7dEoFmdAKQEqpCSEtiZVwdFh-b72j5ORY6i-uM1hf_QJ2HYs-1uMWCBFi9m2aBmTR3o9KzwJQ/s1600/CUCA.jpg

 Cuca -  é ótima para trabalhar o folclore, a literatura infantil, o medo e a fantasia (lúdico).
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEha9lD1aSjBLuqwlzgFIxNz5l_qjkQgt1SDIrAOsFKpxDSthyphenhyphenO5wyGhemNGj8j9gy7CYRTZSBgCB2dygArhdiEELlw_F28RVrqUzY7e2yiQSFmnz5rcY-hXC6_KNCtpIbedWPV7VZUxzas/s1600/A+Lua.jpg
  A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

Eixos: linguagem oral; matemática; artes.




Desenvolvimento metodológico:
·         Linguagem oral: O professor inicia a aula estabelecendo um diálogo com a turma sobre Tarsila do Amaral.

·         Natureza e Sociedade: usando a obra da “A Lua” para fazer um comparativo do dia e da noite, explorando as diferenças entre dia e noite (claro e escuro); características do céu durante o dia. E as outras obras com seus respectivos assuntos.


·         Matemática: contar o número de letras do nome de Tarsila; observar as formas geométricas apresentadas nas obras de Tarsila; observar as cores;


·       Artes: realizar exposição das releituras para apreciação artística de todos os alunos; carimbo de pé em folha sulfite; pintar azulejos com tinta feita da clara do ovo; colorir com tinta guache; interpretar a imagem e desenho livre.
Avaliação: avaliação durante todo o ano com registros e observação do professor, fotos e portfólios.


Referência:
Projeto: Tarsila do Amaral na educação infantil
http://mrsaraujo-educao.blogspot.com.br/2012/06/projeto-tarsila-do-amaral-na-educacao.html

Brasil Ministério da Educação e do Desporto
 
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil MEC/SEF, 1998

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