Professoras responsáveis: Ana Paula, Iris, Francine e Joice.
Duração: no decorrer do ano letivo.
Justificativa: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.
Objetivos específicos:
· Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral.
· Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma, textura;
· Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala;
· Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral;
· Utilizar diferentes técnicas para a produção de releituras
· Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela arte;
· Estimular a criatividade e a imaginação;
Objetivo geral: desenvolver a artes, a apreciação artística, a linguagem oral, a matemática e o lúdico.
Recursos Materiais:
· clara de ovo;
· azulejos;
· pincéis;
· cola branca;
· giz de cera;
· sulfite;
· tinta guache;
· papel cartão;
· as seguintes obras da Tarsila do Amaral.

Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.


A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
Eixos: linguagem oral; matemática; artes.
Desenvolvimento metodológico:
· Linguagem oral: O professor inicia a aula estabelecendo um diálogo com a turma sobre Tarsila do Amaral.
· Natureza e Sociedade: usando a obra da “A Lua” para fazer um comparativo do dia e da noite, explorando as diferenças entre dia e noite (claro e escuro); características do céu durante o dia. E as outras obras com seus respectivos assuntos.
· Matemática: contar o número de letras do nome de Tarsila; observar as formas geométricas apresentadas nas obras de Tarsila; observar as cores;
· Artes: realizar exposição das releituras para apreciação artística de todos os alunos; carimbo de pé em folha sulfite; pintar azulejos com tinta feita da clara do ovo; colorir com tinta guache; interpretar a imagem e desenho livre.
Avaliação: avaliação durante todo o ano com registros e observação do professor, fotos e portfólios.
Referência:
Projeto: Tarsila do Amaral na educação infantil
http://mrsaraujo-educao.blogspot.com.br/2012/06/projeto-tarsila-do-amaral-na-educacao.html
Brasil Ministério da Educação e do Desporto
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil MEC/SEF, 1998
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