segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CURSO ACUIDADE VISUAL - PROMOVENDO A SAÚDE NO CAMPO


EXAME DE VISTA!! FEITO EM TODOS OS PARTICIPANTES!!



O NOSSO CAFEZINHO!!
 
 
 


ALMOÇO ESPECIAL: LASANHA AO LEITE!!
FEITO COM MUITO CARINHO PARA PESSOAS ESPECIAIS!!
GRANDE BEIJO A TODAS!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PROGRAMA PROMOVENDO A SAÚDE -HIGIENE SENAR - CEMEI APPARECIDA ZACARELLI MOLINARI.


2° ETAPA CEMEI APPARECIDA ZACARELLI NO CURSO DE HIGIENE!! OBRIGADA A MAIRA!! LINDA FORMA DE EDUCAR!! BEIJOS DE TODO O CEMEI!!















Consumismo Infantil: Reaproveitando e Brincando no Berçário I - A
 
De acordo com o tema proposto para toda a rede educacional do município de Bebedouro sobre Consumismo, decidimos trabalhar a conscientização da família sobre o tema, uma vez que a faixa etária que trabalhamos são crianças de 0 a 1 ano.
Nossa proposta é conscientizar e apontar formas de minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes da comunicação mercadológica voltada ao público infantil e os malefícios da indução do consumo exagerado às crianças.

Por que trabalhar o consumismo infantil?

De pais e educadores a agentes do mercado global, todos voltam os olhares para a infância − os primeiros preocupados com o futuro das crianças, já os últimos fazem crer que estão preocupados apenas com a ganância de seus negócios. Para o mercado, antes de tudo, a criança é um consumidor em formação e uma poderosa influência nos processos de escolha de produtos ou serviços. As crianças brasileiras influenciam 80% das decisões de compra de uma família (TNS/InterScience, outubro de 2003). Carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, quase tudo dentro de casa tem por trás o palpite de uma criança, salvo decisões relacionadas a planos de seguro, combustível e produtos de limpeza. A publicidade na TV é a principal ferramenta do mercado para a persuasão do público infantil, que cada vez mais cedo é chamado a participar do universo adulto quando é diretamente exposto às complexidades das relações de consumo sem que esteja efetivamente pronto para isso.
As crianças são um alvo importante, não apenas porque escolhem o que seus pais compram e são tratadas como consumidores mirins, mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é praticamente imposto.

Ação

Nós como educadores também somos responsáveis pela formação de nossas crianças, pensando assim, construimos brinquedos a partir de materias reaproveitados, como retalhos de tecido, calça jeans usada, tampas e garrafas em geral, potes, latas, etc.  
Sugerimos aos pais que confeccionassem brinquedos com utilização de materiais reaproveitados (sucatas) do dia-a-dia, para que as crianças possam brincar, com o intuito de estimular a brincadeira com materiais não industrializados, promovendo a interação familiar.
Outra proposta apresentada é a elaboração de uma cartilha informativa com textos e fotos dos próprios filhos sobre o assunto consumismo.

Professoras Joelma, Luciana, Silvie e Tatiane










 

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BERÇÁRIO II A



                                  PROJETO INSTITUCIONAL TARSILA DO AMARAL

Professoras responsáveis: Ana Paula, Iris, Francine e Joice.
Duração: no decorrer do ano letivo.
Justificativa: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.

Objetivos específicos:
·         Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral.
·         Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma, textura;
·         Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala;
·         Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral;
·         Utilizar diferentes técnicas para a produção de releituras
·         Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela arte;
·         Estimular a criatividade e a imaginação;
Objetivo geral: desenvolver a artes, a apreciação artística, a linguagem oral, a matemática e o lúdico.

Recursos Materiais:
·         clara de ovo;
·         azulejos;
·         pincéis;
·         cola branca;
·         giz de cera;
·         sulfite;
·         tinta guache;
·         papel cartão;
·         as seguintes obras da Tarsila do Amaral.


 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirVd-LhVuX7W6cfRjh5yfoc1lhl8WPSi4OaPimar_aems86O0r7sv_VbDQ02F7FYpOUA0IZv9YRzqTtOirAupuMir600zXmkHonaWzqCx2IwQlt62ToA2BsVzirNFTqJ82PtLVkQrJUsk/s1600/ABAPORU.jpg
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM5yyhf9BVIys-2w4i5F5e8rgknPKNK_B4VlLrEtclEwtS-_-juS0Eyflods0DSG3_QG7dEoFmdAKQEqpCSEtiZVwdFh-b72j5ORY6i-uM1hf_QJ2HYs-1uMWCBFi9m2aBmTR3o9KzwJQ/s1600/CUCA.jpg

 Cuca -  é ótima para trabalhar o folclore, a literatura infantil, o medo e a fantasia (lúdico).
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEha9lD1aSjBLuqwlzgFIxNz5l_qjkQgt1SDIrAOsFKpxDSthyphenhyphenO5wyGhemNGj8j9gy7CYRTZSBgCB2dygArhdiEELlw_F28RVrqUzY7e2yiQSFmnz5rcY-hXC6_KNCtpIbedWPV7VZUxzas/s1600/A+Lua.jpg
  A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

Eixos: linguagem oral; matemática; artes.




Desenvolvimento metodológico:
·         Linguagem oral: O professor inicia a aula estabelecendo um diálogo com a turma sobre Tarsila do Amaral.

·         Natureza e Sociedade: usando a obra da “A Lua” para fazer um comparativo do dia e da noite, explorando as diferenças entre dia e noite (claro e escuro); características do céu durante o dia. E as outras obras com seus respectivos assuntos.


·         Matemática: contar o número de letras do nome de Tarsila; observar as formas geométricas apresentadas nas obras de Tarsila; observar as cores;


·       Artes: realizar exposição das releituras para apreciação artística de todos os alunos; carimbo de pé em folha sulfite; pintar azulejos com tinta feita da clara do ovo; colorir com tinta guache; interpretar a imagem e desenho livre.
Avaliação: avaliação durante todo o ano com registros e observação do professor, fotos e portfólios.


Referência:
Projeto: Tarsila do Amaral na educação infantil
http://mrsaraujo-educao.blogspot.com.br/2012/06/projeto-tarsila-do-amaral-na-educacao.html

Brasil Ministério da Educação e do Desporto
 
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil MEC/SEF, 1998